Comunicação e Imagem [2010-2011]


Flip e a homenagem que não foi! [moviola blog] by cei1011
agosto 9, 2010, 12:13 pm
Filed under: Extra curso

A Flip acabou e uma pergunta ficou no ar: Podemos chamar a palestra de abertura com Fernando Henrique Cardoso de “homenagem” a Gilberto Freyre?? FHC começa a palestra dizendo que Sérgio Buarque de Holanda seria um homenageado mais “interessante” para a FLIP. Após isso, o ex-presidente não se faz de rogado e tece sua (conhecida) saraivada de críticas ao sociólogo pernambucano chegando a, em determinado momento, creditar o sucesso do autor quase exclusivamente ao fato de ter uma boa escrita (FHC deveria saber que em uma festa literária isso não é pouca coisa).
Em alguns momentos o sociólogo da Sourbonne até se esforça para elogiar o escritor, porém, o resultado é constrangedor. Ainda não decidi se esse convite foi mais irônico para o próprio FHC (estar “homenageando” um desafeto histórico) ou para o escritor pernambucano (ser “homenageado” postumamente – e dessa forma – por uma pessoa de idéias opostas). A intenção dos organizadores foi demonstrar o caráter contraditório das idéias de Gilberto mas, acredito que até eles se surpreenderam com o tom crítico da palestra de FHC. Confiram!

Anúncios

1 Comentário so far
Deixe um comentário

Concordo com o post, mas, no entanto, não posso deixar de dizer que aceito ( e nunca achei que falaria isso), algumas observações de FH. O importante é saber separar o “homem” Gilberto Freyre do importante papel que teve para a historiografia brasileira. Ética e estética, lembram?!?!

Comentário por Larissa




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: